quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Sê a mudança que queres ver no mundo"

Lamentamo-nos daquilo que a nossa cidade não tem. É certo, falta muita coisa. Queixamo-nos das oportunidades que não existem. Saimos. Abalamos para as grandes cidades, aquelas que têm "tudo"...

Mas tenho uma dúvida: Quantas vezes visitaram e/ou admiraram o que Amarante tem?

Não falo das esplanadas no Verão, nem da zona à beira rio. Falo do nosso museu que poucos amarantinos visitam, por exemplo. Falo do esforço que existe, por parte de alguns grupos (como o de Teatro), em fazer com que coisas aconteçam, mas que não atrai ninguém.

Porquê?

Porque é em Amarante e nós somos os primeiros a desvalorizar o que é nosso, o que cá acontece! Somos capazes de ir a uma grande cidade dar 10€ para entrar num museu sem interesse nenhum, mas não somos capazes de dar 1€ para ver ou rever a obra do conceituado e internacionalmente reconhecido Amadeo de Souza-Cardoso, ou de visitar, gratuitamente, as exposições temporárias que passam pelo nosso museu.

Também gostamos de deixar os actores ou músicos de Amarante, a actuar para plateias de meia-dúzia de pessoas. Apesar de se tratarem de espetáculos, na sua grande maioria, gratuitos! Normalmente preferimos ficar sentados na mesa do café, enquanto esses eventos decorrem, a comentar que em Amarante não se passa nada...

Eu acho isto deplorável.

E as oportunidades? Por que hão-de esperar sempre que as oportunidades surjam do ar? Criem-nas! Não digam que já está tudo explorado porque isso não é verdade. Há imensas coisas que se podem fazer pela e na nossa cidade. Estamos é sempre à espera que os outros as façam... Mexam-se! De nada adianta ficarmo-nos a lamentar na mesa do café ou na esquina da igreja. Se se querem queixar, pelo menos façam-no em condições.

Vamos queixar-nos com consciência, com razão e com sugestões reais e possíveis. Não é preciso ser-se muito inteligente para se descobrir imensas coisas que poderiam melhorar a nossa cidade.

Para pensarem melhor em tudo o que quero dizer, tentem responder a esta pergunta: O que fizeste tu por Amarante? (Não penses só no que Amarante não faz por ti...)

2 comentários:

  1. boas.acho bem estas iniciativas e apostem forte que acho que precisamos de fazer algo por esta cidade. sem jovens n dá

    ResponderEliminar
  2. Um discurso pela positiva é o que é necessário para Amarante... Força no projecto.

    JP

    ResponderEliminar