terça-feira, 23 de junho de 2009

Comprometimento procura-se!

O Culto desafia os jovens de Amarante a manifestarem-se. Perguntem, opinem, sugiram. Estamos à espera de "sinais de vida" da Juventude amarantina. Mostrem-nos que ainda existe, que ainda vive...
Fica o endereço, aguardam-se sinais:

culto.amarante@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Para nós



Ainda não fez um ano que o ouvimos ao vivo. Mensagens que não se devem lembrar porque simplesmente não se devem esquecer nunca!

Não ouçam só, escutem também...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Amarante: lar de ideias


"Comércio Justo em Portugal

Só no final da década de noventa se começa a falar desta ideia de consumo responsável. Em 1998, por iniciativa do Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, realizou-se em Amarante um seminário sobre CJ no âmbito da MANIFesta. É precisamente nesta cidade onde, no ano seguinte, o Aventura Marão Clube abre a primeira loja de CJ em Portugal."
(...)

in Cores do Globo

(...)
"O facto de a cidade ser sede da Orquestra do Norte, nela funcionar um dos museus mais prestigiados do país - Museu Amadeo de Souza-Cardoso - a aqui se poder encontrar um dos mais ricos centros históricos do Norte de Portugal são outras mais-valias que a autarquia que ver valorizadas na futura candidatura aos fundos do QREN."
(...)

in RTP




Não somos pequenos. Não é impossível. Aqui as coisas podem acontecer. Amarante tem muito potencial, depende de nós aproveitá-lo ou não.

É imperativo mudar. Comecemos pelas mentalidades...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Sê a mudança que queres ver no mundo"

Lamentamo-nos daquilo que a nossa cidade não tem. É certo, falta muita coisa. Queixamo-nos das oportunidades que não existem. Saimos. Abalamos para as grandes cidades, aquelas que têm "tudo"...

Mas tenho uma dúvida: Quantas vezes visitaram e/ou admiraram o que Amarante tem?

Não falo das esplanadas no Verão, nem da zona à beira rio. Falo do nosso museu que poucos amarantinos visitam, por exemplo. Falo do esforço que existe, por parte de alguns grupos (como o de Teatro), em fazer com que coisas aconteçam, mas que não atrai ninguém.

Porquê?

Porque é em Amarante e nós somos os primeiros a desvalorizar o que é nosso, o que cá acontece! Somos capazes de ir a uma grande cidade dar 10€ para entrar num museu sem interesse nenhum, mas não somos capazes de dar 1€ para ver ou rever a obra do conceituado e internacionalmente reconhecido Amadeo de Souza-Cardoso, ou de visitar, gratuitamente, as exposições temporárias que passam pelo nosso museu.

Também gostamos de deixar os actores ou músicos de Amarante, a actuar para plateias de meia-dúzia de pessoas. Apesar de se tratarem de espetáculos, na sua grande maioria, gratuitos! Normalmente preferimos ficar sentados na mesa do café, enquanto esses eventos decorrem, a comentar que em Amarante não se passa nada...

Eu acho isto deplorável.

E as oportunidades? Por que hão-de esperar sempre que as oportunidades surjam do ar? Criem-nas! Não digam que já está tudo explorado porque isso não é verdade. Há imensas coisas que se podem fazer pela e na nossa cidade. Estamos é sempre à espera que os outros as façam... Mexam-se! De nada adianta ficarmo-nos a lamentar na mesa do café ou na esquina da igreja. Se se querem queixar, pelo menos façam-no em condições.

Vamos queixar-nos com consciência, com razão e com sugestões reais e possíveis. Não é preciso ser-se muito inteligente para se descobrir imensas coisas que poderiam melhorar a nossa cidade.

Para pensarem melhor em tudo o que quero dizer, tentem responder a esta pergunta: O que fizeste tu por Amarante? (Não penses só no que Amarante não faz por ti...)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Não sei se é sonho, se realidade

"Não sei se é sonho, se realidade,
Se uma mistura de sonho e vida,
Aquela terra de suavidade
Que na ilha extrema do sul se olvida.
É a que ansiamos. Ali, ali
A vida é jovem e o amor sorri

Talvez palmares inexistentes,
Áleas longínquas sem poder ser,
Sombra ou sossego dêem aos crentes
De que essa terra se pode ter
Felizes, nós? Ali, talvez, talvez,
Naquela terra, daquela vez,

Mas já sonhada se desvirtua,
Só de pensá-la cansou pensar;
Sob os palmares, à luz da lua,
Sente-se o frio de haver luar
Ah, nesta terra também, também
O mal não cessa, não dura o bem.

Não é com ilhas do fim do mundo,
Nem com palmares de sonho ou não,
Que cura a alma seu mal profundo,
Que o bem nos entra no coração.
É em nós que é tudo. É ali, ali,
Que a vida é jovem e o amor sorri."

Fernando Pessoa

Para quem quiser um esclarecimento sobre a pertinência deste poema (ou outro esclarecimento qualquer), pode enviar email para culto.amarante@gmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Está a renascer

Está a renascer em Amarante, o que nunca devia ter morrido. Está a despertar nos jovens o que nunca devia ter adormecido. Não se deixem amolecer pelo calor. Não se deixem calar pela preguiça. Não deixem de pensar nem de falar por dar trabalho...

Gritem!

Gritem se isso for necessário para serem ouvidos! Mas façam-se ouvir. O futuro está sim nas nossas mãos. Olhem com olhos de ver para o que vos rodeia. Exercitem o vosso cérebro e imaginem o que os vossos olhos poderiam estar a ver, o que vocês queriam ver. E façam com que a vossa vontade seja ouvida.

Sim, nós podemos! (em português ainda soa melhor...)

Eu amo a minha Terra com todas as minhas forças. Amem-na também (e mostrem-no) e ela deixará de ser uma cidade bonita e passará a ser um paraíso....